HPV e Verrugas genitais

Informações ao paciente

O que é HPV e verrugas genitais ?

HPV é um tipo de vírus ( Human papillomavirus ) que causa lesões e ou verrugas nas pessoas. Alguns tipos causam verrugas na pele, podendo acometer as mãos, pés e outras regiões. Outros causam verrugas genitais ( órgãos sexuais e partes internas ). Estas verrugas podem ser grandes ou tão pequenas que você pode não vê-las. Há cerca de 1 milhão de casos novos por ano nos EUA e também aqui no Brasil .

Como se pega o HPV ?

O modo mais comum de pegar é através da relação sexual com alguém já infectado. Raramente pessoas nascem com infecção ou crianças pegam através de toalhas e contatos . Muitas vezes as pessoas se infectam com HPV e os sinais não aparecem nunca, ou pode levar muitos anos para se manifestar.

Como é feito o diagnóstico ?

Geralmente o diagnóstico é feito pelo seu médico. Algumas vezes as lesões são externas e verrugosas facilitando a visão. Outras vezes são muito pequenas, podendo ser vistas ao exame ginecológico ou apenas pela colposcopia. Um exame de papanicolau também se mostra alterado quando a paciente está infectada pelo HPV.

O que é colposcopia ?.

Colposcopia é um exame feito com um aparelho chamado colposcópio .O colposcópio é um microscópio, portanto ele aumenta as imagens várias vezes facilitando a visualização de lesões bem pequenas. É um exame simples e muito útil que vai complementar o exame ginecológico .

O HPV pode passar para outras pessoas ?

Sim, o HPV pode passar para outras pessoas durante o ato sexual como já foi explicado. O uso de preservativo ajuda a diminuir este risco. Devemos lembrar que cada pessoa reage de modo diferente à esta infecção. Uma pessoa pode estar infectada e o vírus não se manifestar .

O HPV causa câncer?

Os pesquisadores têm descoberto, em mulheres com câncer no colo uterino, a presença do HPV . Isto não significa que toda mulher com HPV terá câncer. Sabe-se hoje que o HPV é um dos fatores predisponentes ao carcinoma colo uterino assim como o fumo, o início da atividade sexual precoce e a promiscuidade , além de fatores imunológicos.

Como podemos evitar ?

Já dissemos que o meio de transmissão do HPV é principalmente através da relação sexual . Por isso a prática do sexo seguro , com o uso do preservativo, evita a contaminação. O exame ginecológico acompanhado do papanicolau e se necessário a colposcopia ajudam a prevenir o câncer .

Pode ser curado ?

Não existe ainda cura para o HPV . O tratamento consiste na destruição ou retirada das lesões causadas por ele . Essa destruição pode ser feita por substâncias químicas, por cauterizações elétricas ou Laser . Em casos onde as lesões são mais graves o tratamento deve ser cirúrgico. Existem vários tipos de cirurgias e modos de serem realizadas, cabendo ao seu médico e a você discutir qual é a melhor no seu caso especifico. Estes tratamentos não eliminam o HPV, sendo que outras lesões poderão aparecer no futuro. Por isso é muito importante o controle pelo exame ginecológico, papanicolau e colposcopia .